Regulamento

I – Submissões:

1. As curtas deverão ser maioritariamente realizadas em Portugal (na sua produção ou equipa).

2. As curtas devem ter sido produzidas no corrente ano a concurso (na 3ª edição é o ano de 2024) ou ter estreado num festival de cinema, mostra de cinema ou semelhante, em território nacional, ou comercialmente/num serviço de streaming em Portugal, no corrente ano a concurso.

3. As curtas não podem ultrapassar a duração máxima de 30 minutos (excluindo créditos).

4. As curtas a concurso em edições anteriores não serão aceites para outras edições.

5. Curtas em Língua Gestual Portuguesa são aceites.

6. Não se aceitam novas submissões após o término do prazo estipulado para as inscrições, assim como alterações a submissões previamente submetidas.

7. Cada pessoa/produtora/distribuidora poderá submeter quantas curtas desejar, não existindo um limite máximo do número de submissões.

8. A participação nos Prémios Curtas não implica a cedência de quaisquer direitos de propriedade intelectual e, consequentemente, da exploração comercial das curtas submetidas.

9. Toda a documentação adicional, tais como, sinopse, poster, trailer, nota de intenções, descrição de personagens, entre outros, não serão considerados para a avaliação final da curta.

10. Serão seleccionados até cinco nomeados(as) para cada categoria a concurso, sendo que no mínimo deverão existir três nomeados(as) para cada categoria.

11. Os vencedores(as) receberão um prémio, ainda por anunciar.

12. As submissões efectuam-se exclusivamente na plataforma FilmFreeway, através do link https://filmfreeway.com/PremiosCurtas. Não serão aceites submissões através de outro meio.

13. Cada submissão individual tem um custo de 5€ (poderá ser um valor ajustado consoante a moeda e/ou taxas aplicadas), sendo que os filmes que forem realizados em âmbito escolar ou universitário não carecem de qualquer pagamento. Para produtoras/distribuidoras que pretendam submeter mais do que um filme podem entrar em contacto com a organização para a aplicação de algum desconto a avaliar caso a caso.

14. Não existe reembolso do valor pago pelas submissões, com excepção dos casos onde as respectivas submissões não cumpram os critérios estipulados neste regulamento.

15. O prazo aberto para submissões decorre até ao final do ano corrente (31 de Dezembro de 2024).

16. As equipas/pessoas que forem nomeadas serão notificadas após o anúncio das Nomeações, em data ainda a anunciar.

II – Júri:

1. O Júri completo para cada edição dos Prémios Curtas será anunciado no decorrer de cada ano, sendo que a lista final será publicada antes das Nomeações serem reveladas.

2. A decisão do Júri correspondente à lista de Nomeações e à lista de Vencedores será final e soberana.

3. Nenhum membro do Júri pode ter qualquer tipo de participação directa nas curtas que sejam as suas escolhas para a lista de Nomeações.

4. Da deliberação do Júri não cabe recurso.

5. A decisão do Júri relativamente aos Vencedores será anunciada durante a cerimónia dos Prémios Curtas, por anunciar, e posteriormente será divulgada nas redes sociais e página oficial dos Prémios.

III – Outras disposições:

1. A submissão de qualquer curta nos Prémios Curtas implica a aceitação destas normas. O não cumprimento de qualquer uma das regras do presente regulamento poderá levar à rejeição da submissão.

2. A organização dos Prémios Curtas decide sobre todas as matérias omissas neste regulamento.